sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"ESPELHO, ESPELHO MEU..."

 PINÓQUIO
Uma verdade incontestável. Auxiliar do Segredo.   Guardiã do sucesso ou do fracasso. Levanta bandeiras: traz o ponto de vista. Às vezes cai bem, às vezes cai mal. Pode vir em bons momentos, como, também, pode ser revelada na hora errada: é ela, a MENTIRA

Estou falando sério agora. A mentira chega a ser uma espécie de agente etiológico, capaz de proliferar-se entre todos os seres existentes: dos microscópicos aos macroscópicos. Quem pensa que mentir é uma estratégia só dos humanos, engana-se. O mundo selvagem (animal/ vegetal e afins) pratica a mentira o tempo todo com seus disfarces (a camuflagem, o mimetismo, o jogo da observação, o andar em grupo, os odores), tudo é pensado, tudo é esperado que aconteça como planejado. Uma tática de sobrevivência, passada de geração para geração.

Não sei quando foi que contei a primeira mentira, ou, ao menos, que fiquei sabendo o que era, só sei que nunca fui de contar a verdade SEMPRE.
 - Mentira!
 Se estou contando que minto (ou que menti), estou dizendo a verdade, oras! Logo, estou contando a verdade, sempre.
 - Mentira!!!

Por que duvidas?
Chapeuzinho Vermelho e Lobo Maugif Já sei, conhece a história da Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau, não é? Ou a dos Três Porquinhos e do seu Lobo? Mais uma vez, a infância a nosso favor. Agora sim, pode duvidares de mim, pois sabes, assim como eu, que todos nós (todos os mortais presentes), assumimos momentos de "chapeuzinho vermelho" e de "lobo mau" nesta vida. PORÉM (eu disse PORÉM), uns se perdem pelo caminho e envolvem-SE demais com um dos personagens, passando a interpretá-lo direto, em tempo real.

Eu nunca disse que sou um santo a ninguém e muito menos que tenho pretensão para, mas há quem venda a imagem de um eterno "ursinho carinhoso" até para si próprio.

Ah, mas você também se lembrou do Pinóquio, por causa do nariz crescendo? Tudo bem, como não temos saída, a infância está a nosso favor, sempre! Pinóquio, um boneco de pau, logo, um cara-de-pau! Este sim, é autêntico, pois o cara-de-pau estampa em sua face que tem das "suas", mas é daqueles que faz da mentira seu ponto-chave para coisas a seu favor ou que lhe tragam os BONS resultados. Seria a famosa mentirinha que não faz mal a ninguém (às vezes necessária, não é?) É aquela que não dói, não fere, nem deixa efeitos colaterais (arrisco-me em dizer saudável).

Exemplificando...

Se já foi visitar alguém que te serviu alguma comida (intragável) e teve que dizer que estava uma delícia (depois da pessoa relatar todo o histórico sobre o preparo dela, frisando ter feito com gosto), entendes, então (e muito bem), que não há como negar que precisamos de um "traquejo desses" em certos momentos. Quando chegar em casa, é só ir direto ao banheiro, tomar um bom medicamento e nem precisará comentar disso  depois, não acha? Sendo uma pessoa "sortuda", voltarás a fazer a mesma visita, certo? Não tenho dúvidas de que estarás mais preparado(a) ainda: ao avistar o bolo, dirá - "Ah, aquele bolo, você fez de novo! Pena que cortei os doces por um tempo, mas está com uma 'cara' ótima!"... Assim, não perdes a amizade e nem estraga os momentos agradáveis ao lado de quem lhe quer como companhia.
"Que caia um raio na TUA cabeça se eu estiver mentindo!"

Mentiras, mentiras, mentiras...


"Mentira tem perna curta?"

Hum...não sei, neste meio virtual começo a pensar diferente: noto que a mentira CRIA as pernas curtas (mas que se multiplicam a passos largos), pois nos traz um mundo de disfarces, onde uns são celebridades bem-sucedidas, outros neuróticos, revoltados, depressivos e...anônimos!
É uma jogada com regras infinitas, altamente (e constantemente) variáveis, porém, tentadoras.

"Espelho, espelho meu, existe alguém mais glamurosa do que eu? (Tati Quebra Barraco)"

Leva-se um tempo para se "conectar" com esta armadilha tecnológica, mas há quem acaba aprendendo a lidar com ela muito BEM e para o BEM. Só não entendo COMO (eu disse COMO!!)que existem pessoas que, por mais que usam este veículo, acham que podem nos iludir! Pobres criaturas, pena não poder dizê-las pessoalmente: "que parte do 'eu não nasci ontem' você não entendeu?"

"Minta-me, se for capaz!!! "

2 comentários:

  1. Pois é... esse seu post me fez pensar que talvez as pessoas que agem sempre com maldade acreditando que estão fazendo a coisa certa tenham inventado uma mentira para si mesmos e acabaram acreditando.
    Algo mais ou menos assim: A pessoa faz coisas ruins, tem uma crise de consciencia fortíssima e para se sentir melhor começa a pensar: 'eu fiz a coisa certa, eu fiz a coisa certa'. Depois de um tempo, talvez ela tenha passado a acreditar de verdade...

    enfim... seu intenção ao me passar esse link era esclarecer ou AUMENTAR minhas dúvidas???

    shuashuashua
    Abraços! Agora vou ler os outros posts que vc mandou o link!

    ResponderExcluir
  2. Então..a tua análise já me ajudou um pouco...acho que é o que acaba acontecendo com muita gente. Bem, eu lancei o post no ar, agora, se te esclareceu ou "enduvidou", eu não me comprometo..rss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO