domingo, 7 de dezembro de 2008

VOCÊ ME DELETOU??

por: Marcelo Moraes

excluir minha conta do orkut - Cópia 

Querido diário,

Depois de quatro anos e meio, decidi sair do orkut. Cheguei a pensar que seria uma atitude desnecessária, afinal, por lá fiz novas amizades e também, descobri muitas coisas bacanas (e úteis) nas comunidades. Além de saber que, hoje em dia, quase todo brasileiro está orkutando. Mas tudo o que é bom dura pouco mesmo, e eu vi o quanto durou até começarem a encher de novos serviços por lá. Uma rede de relacionamento que virou uma vitrine de EXIBICIONISMO tanto de "gostos" pessoais, como de apelos sexuais.

Quando vi que aquilo estava deixando de ser o que era antes, passei a perder a vontade de visitar aquele sítio, passando a navegar mais pelas comunidades a procura de informações, pois, através delas, já resolvi muitas dúvidas ou me serviu de boa fonte de informação para pesquisas. A comunicação passou a ficar muito restrita: entre meus familiares e, muito raramente, entre amigos.

Cansei de ver, também, aquelas atualizações desagradáveis, e para piorar, os comentários das pessoas nas fotos! O que me interessa saber se o "joãozinho" ou o "pedrinho" da esquina comentou na foto de um contato meu? Perdeu-se aquela curiosidade em descobrir perfis ou de saber como algum conhecido estava ou como usava o orkut. Não era esse o objetivo dele, de PROCURAR os amigos e de fazer NOVAS AMIZADES? Então, para isso, teríamos que buscar, "fuçar", participar das comunidades até chegar ao "veredicto". Agora você quer fazer uma coisa e quando nota, está exposta para todos (conhecidos ou não) sem ao menos você querer!! E se quiser escolher para quem quer exibir o que irá adicionar na tua página, tem que ficar fazendo um monte de coisa antes... Como ficou trabalhoso orkutar!!!  Sem contar que pode ser uma pessoa diferente a cada dia: em um é adolescente, no outro um homem casado, no outro uma celebridade. Resumindo: um antro de falsidade.

Sorte de hoje 
Me decepcionei em ver certos alunos (ex-alunos também), portando-se de uma maneira contrária àquela que eu, como professor, passo a eles. Chega a ser um desrespeito a postura deles frente a mim (já que muitos professores, pelo que constatei, acham esta atitude 'normal' e ainda participam desta exposição), principalmente me tratando como se eu fosse um servo deles, tendo que lhes dar assistência virtual gratuita, fora do meu horário de serviço! Por que não fazem isso durante o nosso período de aula? Não sou funcionário do orkut, que eu saiba!

De pessoas que criam uma intimidade por lá e quando estamos frente a frente, me trata como se fosse mais um estranho na rua. Então me adiciona como "amigo" para quê?

De ver o número de crianças entrando num espaço reservado a adultos. Sou contra a participação delas por lá, salvo se tiver um orkut mirim (e com ressalvas).

Pessoas te adicionando só para fazer volume na lista de contatos, ou por achar a tua foto de perfil "bonita"! Parece piada, mas pela minha página, passaram-se várias criaturas assim!

Aquelas cobranças de pôr foto de "um" no álbum porque viu que coloquei de um amigo e não o do outro; briguinhas via recados; perfis falsos para "bisbilhotar" a sua página, além de ter que responder a quem você não quer! Receber diversos recados invasores, vírus, vídeos, recados animados, músicas e o "escambal"...

PokeZumbiNão bastando isso, aquele monte de aplicativos que, segundo o próprio blog do orkut, é para "deixar a visitação ainda mais aconchegante e fazer o usuário se sentir em casa"! FALA SÉRIO, ZÉ MANÉ!!! Só me sinto em casa estando nela. E PONTO! 

E, só pra constatar, antes de deletar a conta por completo, fui excluindo contato por contato só para saber quem estava lá fazendo número, e quem, realmente, era amigo...Surpresa!! Apenas 10% dos contatos eram as amizades que realizei no orkut e que mantenho contato. Uma boa parcela eu NUNCA tinha falado mais nada, além da primeira frase de boas-vindas quando fui adicionado. Impressionante, né? Também acho.
 
Há muita coisa na net BEM MAIS interessante para se fazer, que me fez sair daquele espaço ainda com mais vontade. Blogar é uma delas. Escrever, expor suas idéias ou pontos-de-vista, além de ser mais desafiador, mostra que não é tão simples assim que ficar a cada cinco minutos postando uma pose nova no álbum do orkut: as meninas de pernas abertas, mostrando a língua, fazendo caras e bocas e depois os pais se lamentando por ela ter saído de casa, sido violentada... e você acompanhando tudo isso pela tv enquanto almoça ou janta. E os meninos, bancando um "supermacho" aos 10 anos, ou um "badboy" com vários acessórios na cara, só por estar com uma câmera nas mãos e, sem a supervisão dos pais, poder fazer e dizer o que quiser por lá...(limito-me a não citar o resto). Blogando, descobri um novo mundo, onde a diversão está em se aprender, a cada dia, algo novo... Em outras palavras: UM  APRENDIZADO CONSTANTE!

Ah, nem vou listar aqui a quantidade de coisas ÚTEIS que se pode fazer longe daquilo, mas posso dizer que tem sítios que nos traz uma comunicação entre pessoas sem precisarmos invadir o seu espaço ou forçar uma intimidade que não existe: apenas troca de informações que podem, mais adiante, tornar-se numa amizade real, ou apenas virtual.

Mas, então, só pra concluir: os amigos que fiz por lá já nos comunicamos por messenger, e-mail, telefone, afinal, amigo que é amigo não te trata como número, está sempre por perto de alguma forma. E os parentes, idem. Portanto, não tenho com o que me preocupar ao cortar o meu "cordãoorkutumbilical".

Obrigado, meu diário, por mais este momento "prontofalei".

Até mais...

BuddyPokedormindo

______________________
Post Relacionado:

5 comentários:

  1. Vc tomou uma sábia decisão e concordo com tudo que vc falou, serviu de coragem e quem sabe muito em breve eu faça a mesma coisa com o meu! Blog é bem mais divertido né?

    ResponderExcluir
  2. SEM DÚVIDA! Foi uma atitude rápida, SURPREENDENTE e indolor...rss Recomendo! :)

    ResponderExcluir
  3. Caro Marcelo, parabéns pela franqueza.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida tudo o q vc falou é a + pura verdade. Eu mesma ja estivesse na pagina pra excluilo, mas não consegui, mas um dia eu tomo coragem.
    Ja q estou "migrando" para os blogs( e sem duvida, estou achando + interessante),estou usando cada dia menos o orkut.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, Isadora, é bem mais interessante e vai ver que o orkut vai perdendo a graça rapidinho...rss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO