quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro

por Marcelo Moraes

... E dos Direitos Autorais


Fonte: UNESCO no Brasil

Ao passar pelo blog Júlio Verne Pt, fiquei sabendo que hoje é o Dia Mundial do Livro. Como não sou profissional da área "das letras", não ouvi nenhum comentário a respeito sobre o assunto por entre os nossos colegas brasileiros, então busquei alguma informação na internet que mostrasse algum relato sobre este dia. O engraçado é que hoje eu visitei uma livraria bem conhecida e NENHUM material exposto na loja falava ou "lembrava" sobre o assunto! Somente os lançamentos que estavam nos cinemas (lê-se "os mais vendidos"). E ponto. Já que fiquei sabendo por um blog Português (de Portugal), a primeira notícia encontrada vem da mesma localidade. Vale a pena conferir:
 
Embora o tema seja dia mundial, aqui no Brasil ele não tem a mesma ênfase ou dimensão como em Portugal e outros países, mesmo assim, há quem faça este dia não passar despercebido:

Com o andar da carruagem, encontrei, no mesmo site Português, um blog brasileiro que postou sobre o tema e que o mesmo havia sido citado nos comentários do Blog Fio-de-Ariadne, na blogagem coletiva "Quem foi seu Monteiro Lobato?". Isso reforçou ainda mais a minha ideia sobre a força e a importância dos blogs em nossas vidas. Embora seja uma ferramenta ainda não muito bem vista por muita gente, quem já é proprietário de um blog compreende isso muito bem. É como fazer uma "troca", sem pedir nada em troca: você visita, lê, gosta e compartilha... E se não gosta, discute, comenta e compartilha... Como a leitura é um assunto muito complexo de se tratar em nosso "canto verde e amarelo", cada novo clique que damos em um blog, é uma oportunidade que temos (ou criamos) de expandirmos ainda mais o nosso conhecimento. Aí destaco também, a lista de blogs que gostamos e adicionamos em nossos blogs: outra oportunidade que nos leva a descobrir (e conhecer) novos endereços com afinidades ou não (afinal, podemos entrar só por curiosidade e depois sair), quando um título ou uma postagem nos atrai a atenção. Com o assunto ainda em pauta, foi através dos conteúdos e informações disseminadas em alguns dos blogs que já visito (ou que passei a visitar por uma simples curiosidade), que hoje sei que temos datas importantes ligadas à leitura, ao livro. Sinal de que estou no caminho certo, ou encontrando blogs que, por trás das configurações dos textos, tem pessoas sérias. As mesmas pessoas que, por ironias ou não do destino, passam a se preocupar com um novo problema: os direitos da sua autoria. Como num arrastão, milhares de pseudoautores chegam sob a forma de um vento forte ou de uma onda gigante, e roubam toda a sombra de seus trabalhos e fazem dela, as suas próprias sombras.
Ganham prestígio e "reconhecimento". "Reconhecimento" secundário, diga-se de passagem, pois o primário é quem deu vida a isso tudo, ou seja, o próprio autor. Recentemente, acompanhei pelo twitter da Rosana Hermann que um texto seu (publicado há alguns anos), fora citado no blog da Claudia Leitte como sendo do Herbert Vianna, e ela solicitou aos seus leitores para darem este aviso à cantora, pois estava difícil comentar no blog da mesma. Com a força explicável da internet, no dia seguinte, Claudia Leitte fez a ressalva em seu blog e respondeu à Rosana, no nosso Querido Leitor, reconhecendo este "equívoco" causado.
 BLOG DA CLAUDINHA Tudo porque esta mesma mensagem veio por e-mail (como tantos outros que recebemos e que são assassinados por pseudoautores, famosos ou não). O combate ao plágio e a busca de melhores formas de dar direito aos autores pela rede, tem se mostrado que é um "livro", ainda, a ser escrito sob a forma de um primeiro capítulo ou de uma introdução, pois muita coisa precisa ser feita a respeito. Fora da rede, provavelmentdiamundiallivro2009e não seja o mesmo problema, mas deve-se ter coisas tão burocráticas quanto solicitar um atendimento num posto de saúde, para um autor que queira tratar dos direitos autorais de sua obra. Não sei sobre o assunto, mas sei que tenho alguns colegas que surgirão com um novo link ou um novo comentário futuramente por aqui, ou por aí, em outro espaço "ponto com" que eu visitar. Que neste dia Mundial do Livro, todos os blogs da minha lista e dos meus seguidores, tenham a sorte de conseguir conectar um novo visitante em seu blog ou de visitar um novo endereço que lhes tragam frutos tão produtivos e "saborosos" quanto estes que tenho colhido até então.

Mais uma vez, agradeço ao Frederico (do Júlio Verne Pt), por nos apresentar mais este conhecimento adquirido pela rede dos blogs (momento Brasil-Portugal) :D

Até o próximo post!

AINDA EM TEMPO: Antes de postar vi que o blogcolega Catarino  também publicou sobre este tema! Veja também: Blog do Catarino

___________________

Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio!

5 comentários:

  1. Marcelo,
    É uma pena que no Brasil não se evidencie esta data. Tanto é que eu nem sabia quando postei sobre Shakespeare. Adorei seu post!
    Bj grande

    ResponderExcluir
  2. Faço das palavras de Kellen as minhas!!
    Pena, pena, pena.....
    Porém a internet vem como um mal necessário ai para essa substituição degradando os bons leitores...
    Pena, pena, pena....

    ResponderExcluir
  3. Sua participação no dia do livro foi muito boa, seu texto está excelente.
    Realmente em matéria de cultura estamos fracos, poucos sabiam desse importante dia e sua história.
    Agradeço por ter me citado, por sua visita e comentário no meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita ao blog JVernePt. Fico feliz por saber que uma notícia lá contribuiu para se falar um pouco mais sobre os livros.

    www.jvernept.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,

    cada vez mais os brasileiros só se lembram das datas comemorativas que são feriado. De resto tudo passa despercebido: ex - o 22 de Abril, Descobrimento do Brasil, que em minha época de escola era um dia de festa, teatro e etc. hoje passa batido, assim como os dias de São João, São Pedro e Santo Antonio, mesmo aqui no interior é raro ver uma fogueira acesa em "homenagem" à eles.

    Culpa de quem? Não sei. Talvez da mídia que não noticie mais, dos tempos modernos...

    Mas é uma pena, não??

    Abraços, belo post.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO